Blog nasceu em: 22/11/2008. Tecnologia do Blogger.

Respostas sobre tecidos usados para sublimação


Passei para tirar um dúvida que é frequente em alguns de meus clientes.
Geralmente ouvimos falar que o melhor tecido é algodão, eu acredito que não se deve generalizar, cada tecido serve para algo diferente.
Na sublimação só é possível transferir a imagem para tecido que seja 100% poliéster ou que tenha mais de 70% poliéster na sua composição.

O que acontece se estampar através de sublimação um tecido de algodão?

Você até consegue, mas a estampa vai ficar desbotada e vai sair com o tempo, se for uma peça lavável, sai na primeira lavagem.

Por que precisa ser tecido branco?

Não é necessário ser tecido branco não, mas também não pode ser tecido escuro. Confuso né? Vou explicar. 
Eu só estampo em tecido de poliéster branco, porque dá destaque às cores da arte do cliente, porque não corre o risco de dar alteração na cor final da estampa.
É possível fazer a sublimação em qualquer tecido de cor clara, mas se sua arte tiver algo branco, não vai estampar vai predominar a cor do poliéster.
Se estampar uma imagem em tecido preto, azul matinho o desenho vai estar lá, mas não será visto, porque a sublimação tinge através de alta temperatura. A estampa não é em relevo.


Mas já vi aqui no blog fitas escuras estampadas!

Sim, viu mesmo. Mas pode conferir na imagem abaixo as fitas em cores escuras estão com a tinta sublimática em preto. Quando tem orçamento de fitas de cetim ou tafetá, já explico a  fitas brancas pode ser confeccionada em qualquer cor e fitas escuras as frases e símbolos precisam ser preto.

 
Tecidos de poliéster

Os meus preferidos são: todos! kkkk Amo fazer testes e criar peças novas através da textura que fica após a sublimação.
Os que têm mais saída por aqui são: oxford, cetim e nylon 600.
Uso os tecidos de acordo com as peças solicitadas.
Já trabalhei com:

Gabardine, Oxford, Oxfordine, Cetim tradicional, Feltro, Microfibra, Tactel, Tafetá, Nylom 600, Malha PP, córdoba, neoprene… até organza, fiz a dublagem dela e ficou uma peça plástica com brilho, bem legal! Qualquer hora dessas falo desse teste aqui no blog.

Os que sou apaixonada são:

Não me desfazendo dos outros tecidos gosto muito de trabalhar com:

Cetim para confecção de cortinas (esse é um exemplo de que podemos dar outra função ao material, ele é mais encorpado e bem mais caro que o tradicional,  mas não é preciso só fazer cortina com ele! Já fiz saquinhos para uma noiva que ficou lindíssimo!  
Crepe (esse tem variações, você encontra ele mais encorpado ou até um tecido molinho) Fico encantada com sua textura.

Agora se você temas seguintes dúvidas de como funciona o processo de sublimação? É só clicar aqui e ler o que postei sobre o assunto.

Ou para saber mais sobre os tecidos para sublimação, clique aqui.

Caso tenha alguma dúvida pode deixar um comentário abaixo que faço uma postagem explicando, caso eu não saiba te informar, aprenderemos juntos!  Gosto muito de aprender coisas novas, principalmente na área de artesanato, é gratificante dar vida às peças idealizadas e deixa-las personalizadas.

Obrigada pela visita?
Até logo.

Joyce

Nenhum comentário