Blog nasceu em: 22/11/2008. Tecnologia do Blogger.

Bota de Natal sublimada em feltro


Botas de Natal são lindos enfeites pra colocar na árvore, na lareira...
Fiz duas para presentear minhas amigas na troca de cartão, já postei , veja o cartão aqui.
Essas fiz em um tamanho bom que pode ser usada como enfeite de maçaneta de porta também.

A vermelha foi pra Márcia

E a verde para Luísa




Esse é um dos enfeites decorativos mais tradicionais do Natal, 
mas existe tantas histórias e lendas que não faço nem ideia de qual é a verdadeira. 
São todas lindas de ler. Separei 3 !

No blog da Histórias da vovó ela contou em 2009:

...Na casa de Pedrinho, uma família muito pobre, os sapatinhos estavam furados e sua mãe resolveu fazer uma bota de Papai Noel de pano para colocar perto da árvore.

Na véspera do Natal, durante a madrugada, Papai Noel chegou e encontrou a bota vermelha com uma árvore bordada e a achou muito bonita. Era a primeira vez que Papai Noel via uma bota daquelas. Então, ele resolveu fazer uma troca, levou a bota de presente para  colocar pertinho de sua cama e deixou um lindo par de sapatos cheinho de presentes para Pedrinho. Eram tantos presentes que nem couberam dentro dos dois sapatinhos: brinquedos, cadernos, jogos e algumas roupinhas.
Quando o dia amanheceu, Pedrinho encontrou todos os presentes e ficou feliz da vida com os sapatos novos. Nesse dia, ele se arrumou todo para passear com seus pais.
Agora, todo ano, Maria, a mãe de Pedrinho, faz uma bota bem bonita, toda bordada, e enche de doces para o Papai Noel. E a alegria sempre se repete, Papai Noel fica feliz com o presente que ganha e deixa um par novo de sapatos repleto de presentes e sonhos para Pedrinho e seus pais.


No blog  O Tempinho a redação postou um PAP da artesã Áurea Almeida 
e contou a  história de que o papi Noel perdeu sua bota e pode ajudar quem fizer outra nova,
veja aqui e aproveite para confeccionar a sua também.

E no blog a Simplicidade das coisas,  em 2011 o Augusto Martini disse:

... São Nicolau, precursor do Papai Noel, era de família rica e ajudava os pobres. Na região onde morava havia três moças pobres, que por falta de dote não conseguiam casar. São Nicolau jogou sacos de moedas pela chaminé das suas casas, que seriam usados como dote. Numa das casas, o saco de moedas caiu numa meia que secava na lareira, nascendo o hábito de se colocar presentes em um pé de meia. Outra versão diz que o bispo São Nicolau não gostava de ser visto quando presenteava –  motivo pelo qual colocava os presentes nas chaminés das casas. As crianças perceberam seu método e passaram a deixar ali as suas meias. Hoje o costume é usar meias ou botinhas com fins decorativos. São feitas de feltro, possuem aplicações ou bordados e tornaram-se um símbolo do Natal.

Leia a matéria completa aqui.

Você sabe uma história sobre as Botas de Natal? 
Me conte aqui nos comentários.

Obrigada pela visita!

Joyce




Nenhum comentário